Pássaros constroem 'condomínio' de ninhos de barro em estrutura de estádio, em Curitiba.

Pássaros constroem 'condomínio' de ninhos de barro em estrutura de estádio, em Curitiba.

Uma notícia um tanto quanto peculiar. São onze ninhos, separados em dois 'prédios' com seis e cinco casinhas, no antigo Complexo Poliesportivo Pinheirão. Ornitólogo diz que joões-de-barro são pássaros trabalhadores e inteligentes.

Encontrar um ninho feito por joão-de-barro (Furnarius rufus) é comum no território brasileiro. Porém, se deparar com onze, separados em dois "prédios" com seis e cinco ninhos, é mais raro, conforme especialistas.

Um "condomínio" de pássaros foi construído em uma estrutura de concreto, que faz parte do antigo Complexo Poliesportivo Pinheirão, no Tarumã, em Curitiba. A construção de barro tem impressionado moradores que passam pelo local.

De acordo com o ornitólogo Antenor Silva Junior, que é curador-geral das coleções de aves do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, as aves realizam um trabalho colaborativo na construção dos ninhos para abrigar os filhotes.

"O joão-de-barro é uma ave territorialista. É uma das aves mais comuns no Brasil. Os casais têm os territórios juntos a outros joões-de-barro. Mas, esses ninhos geralmente são feitos pelo mesmo casal. Todo ano ele constrói um ninho, às vezes quando racha, ele usa a base e constrói em cima. O mais comum é ele construir apenas uma vez em cima. O casal vive mais de 12, 13 anos e eles fazem um ninho por temporada", explicou.

 

940725f2-e1f4-406e-90bf-d534bb9507f9.webp

    'Condomínio' de pássaros foi construído em estrutura de concreto, que faz parte do antigo Complexo Poliesportivo Pinheirão — Foto: Natalia Filippin/g1

 

Segundo o ornitólogo, o casal de aves constrói o ninho em formato de forno.

 

"Na época do período reprodutivo, eles têm que ter disponibilidade de material, que é o barro, esterco misturado à palha, gramíneas para fazer a liga, a fibra. Como no Pinheirão tem um substrato muito bom e ali tem duas colunas, uma do lado da outra, fica mais fácil de conservar e fazer com que os ninhos não caiam com o tempo. Como estamos no Sul, aqui as aves fazem as paredes das casinhas mais grossas do que o normal, por causa do frio".

 

74763219-dac0-4c21-9aaa-e89805243596.webp

       Construção de barro tem impressionado moradores que passam pelo local — Foto: Arquivo pessoal/Darcy Silva

 

O ninho fica pronto completamente após 18 dias na época das chuvas. Na seca pode demorar cerca de 30 dias.

"É um trabalhão. E os dois trabalham no ninho juntos, o João e Joaninha, ou igual o pessoal chama comumente: Maria de barro, Joana de barro. Eles deixam a abertura do forno bem estreita, só passam os dois adultos para não passar predador. Normalmente eles fazem essa porta de costas para o sol", afirma o especialista.

O ornitólogo afirma também que o local onde os joões-de-barro construíram o "condomínio" deles na capital é mais seguro do que se eles fizessem em galhos de árvore, janelas de casa e postes, que não têm estabilidade para manter tantos ninhos um em cima do outro.

"Provavelmente eles tenham tentado fazer em árvores um em cima do outro, mas sem sucesso, porque quando tem alguma ventania, ainda mais que a época do acasalamento coincide com a época de tempo instável, é muito complicado de eles não perderem todo o trabalho. É chuva, é vento, é mais fácil de algum predador chegar até eles, enfim. Então, ali onde as aves construíram é o ideal, um 'terreno' excelente para os 'imóveis' deles", brinca Antenor.

 

joao-de-barro_furnarius_rufus_mogi_das_cruzes_sp.webp

João de barro (Furnarius rufus) — Foto: Jefferson Leite / Arquivo Pessoal

Segundo o ornitólogo, os ninhos, quando abandonados, são ocupados por outras aves, como canários-da-terra, andorinhas, tuins e pardais.

"Depois que eles largam o ninho, porque as aves têm tempos e épocas diferentes de edificar, a casinha pode ser ocupada por outros passarinhos. Inclusive, os esqueletos que os estudiosos acham dentro às vezes podem ser do joão-de-barro, de filhotes de joão-de-barro que os pais não voltaram e morreram, ou ficaram doentes e morreram".

 

João-de-barro
Com 19 centímetros, a ave apresenta o queixo e o pescoço brancos, o dorso marrom-avermelhado e o ventre em tons claros.

O ornitólogo pontua que os joões-de-barro são conhecidos como pássaros trabalhadores e inteligentes. A espécie é encontrada com frequência caminhando no solo, em busca de cupins, formigas e içás.

"Você normalmente vai ver o joão-de-barro onde tem gramado com alguma cobertura vegetal, mesmo que exótica, tem gramado. Ali está presente uma microfauna, insetos, formigas, cupins, aí ele se alimenta disso também", afirma Antenor.

Outra característica é o canto. Considerado festivo, o som se parece com risadas e é emitido em duetos.

10-joao-de-barro.webp

    Essa espécie vive em campos, cerrados, pastagens, fazendas, parques, cidades e jardins — Foto: Arquivo TG

 

 

 

 

Fonte: http://glo.bo/3H963N0

 

Informativo

Informe-se

Anuncie

Fornecedores
Telas e Painéis Digitais
(19) 98369-1664 - Comercial

Apoiamos

Image

Fale Conosco

Fone
(19) 99190-3970 - Portal

Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas 

E-mail:
portal@solucionasindico.com.br

Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Copyright © 2025 - Soluciona Síndico - Direitos Reservados