Com a chegada do verão e o aumento do volume de chuvas nas diversas cidades do país, a proliferação do mosquito Aedes aegypti cresce exponencialmente, aumentando também a transmissão da doença da dengue que, devido ao calor intenso e o acúmulo de água, deixa a população mais suscetível ao contágio.
Tais fatores ocorrem porque ovos colocados na água parada há semanas ou até meses podem eclodir, dando origem à muitos mosquitos. Por isso, é necessário redobrar a atenção durante o período, a fim de garantir a saúde dos moradores dentro do condomínio.
Os casos de zika e chikungunya também tendem a aumentar, apesar de mais raros, também são transmitidos pelos insetos citados.

Portanto, é necessário que a gestão do condomínio e o síndico fiquem alertas com possíveis focos da doença no condomínio, como garrafas, latas e outros recipientes, vasos de plantas, piscinas, jardins, caixas d’água, calhas, ralos externos, canaletas de drenagem de água, marquises e fosso de elevadores. Os moradores também precisam prestar atenção dentro das casas, já que a reprodução do mosquito afeta a todos.
Atualmente, há diversas opções disponíveis no mercado para evitar o acúmulo de água. No caso dos ralos e canaletas, é possível utilizar telas de nylon e sal de cozinha. A limpeza também auxilia na desobstrução dos canais de escoamento, como as calhas.
Já os fossos devem ser escoados por bombeamento, além do acompanhamento constante, e as caixas d’água devem estar sempre vedadas e limpas.
Para as piscinas, principalmente as que não são utilizadas frequentemente, como as rasas infantis, o uso do cloro e outros tratamentos devem ser um aliado juntamente com a redução do volume de água ou até telas e coberturas para o item de lazer.
E, por último, plantas devem ter vasos e raizes cobertos por terra, evitando não só a água mas também a danificação da vegetação.
Fontes: https://eurofarma.com.br/artigos/dengue-zika-chikungunya-verao
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br